Vale Verde

vale-verde2.jpg

Ainda pouco explorado, Vale Verde é um pequeno e pacato vilarejo com uma vasta vegetação tropical e muito verde, fácil acesso a Trancoso, Arraial D'Ajuda, e para chegar até Porto Seguro é só atravessar de balsa.  
É o lugar perfeito para quem quer descansar com total tranqüilidade, privacidade e harmonia com a natureza em um ambiente aconchegante e bem planejado com um toque asiático em sua estrutura e muito requinte.  
 
Fuja da rotina e venha curtir o sossego de um lugar especialmente feito para quem quer paz e sossego, ou para aqueles que quer aproveitar as mais lindas praias e baladas da região e depois descansar sem perturbações.

Porto Seguro

porto-seguro.jpg

Porto Seguro foi, oficialmente, o primeiro local onde aportaram os navegantes portugueses comandados por Pedro Álvares Cabral, quando do descobrimento do Brasil, em 1500. Possui antigos monumentos históricos, além de paisagens naturais de rara beleza ao longo da costa.  
Visitar o sítio histórico da Cidade Alta é quase uma obrigação para os milhares de turistas que chegam a Porto Seguro - cidade Monumento Nacional instituída por decreto presidencial em 1973. Primeiro núcleo habitacional do Brasil, Porto Seguro, além de ostentar o marco do Descobrimento, desempenhou papel importante nos primeiros anos da colonização. Na mesma área está a igreja de Nossa Senhora da Pena, construída em 1535 pelo donatário da capitania, Pero do Campo Tourinho.  
Mais adiante o Paço Municipal ou Casa de Câmara e Cadeia, datada do século XVIII, uma das mais belas construções do Brasil colônia. Nesse prédio funciona o Museu Histórico da Cidade ou Museu do Descobrimento. A igreja da Misericórdia, ou como igreja do Senhor dos Passos, de estilo singelo, guarda imagens barrocas, destacando-se a do Senhor dos Passos e um Cristo crucificado. Ainda em meio do casario tombado como monumento nacional, se ergue a igreja de são Benedito, ao lado das ruínas da antiga residência e colégio dos jesuítas.  
Teve seu primeiro fortim levantado em 1504 por Gonçalo Coelho e reforçado no século XVII.

Trancoso

trancoso2.jpg

Localizado à 30km de Vale Verde, originou-se de uma aldeia Jesuíta denominada São João Batista dos Índios, fundada em 1586. Foi redescoberto no fim dos anos 70 por um grupo de hippies. Na época, era só um conjunto de casas de cada lado de um grande gramado com uma igreja ao fundo, de onde se vê o mar.  
 
Hoje, esse espaço, que é a praça São João no centro histórico de Trancoso, é chamado "Quadrado".  
A partir da década de 90, com o incremento do turismo no estado, e a construção de estradas e aeroportos, o potencial turístico da região sofreu um crescimento vertiginoso.

Arraial d'Ajuda

arraial-igreja2.jpg

Batisado com esse nome de tradição cristã-branca - foi mais uma homenagem a Tomé de Sousa e aos primeros jesuitas que aqui chegaram em 1549, com suas três naus: conceição, salvador, e ajuda - que viriam a ser nomes da cidade e de suas primeiras igrejas. A construção da igreja de Nossa Senhora da Ajuda, propiamente começou em 1550, pois os jesuitas só aqui chegaram no final de dezembro de 1549. Hoje é um grande encontro de fieis.  
 
A atual cidade fica num planalto e numa planice. Geralmente cercada pela a mata atlantica e mangues. As prais principais são Mucugê, Pitinga, Apaga-Fogo e Araçaípe.

Caraíva

caraiva2.jpg

Localizada dentro da APA Trancoso/Caraiva e próximo ao parque nacional de Monte Pascoal, a 69km da sede de Porto Seguro e a 740km de Salvador, Caraiva é um comunidade litoranêa e ribeirinha. População fixa de 1500 habitantes. Fica entre o rio Caraiva, o oceano Atlântico e uma reserva indígena de pataxós.  
 
Parte do trajeto até a vila é feito por estrada de terra, o que favorece a preservação deste povoamento.  
 
Caraíva é um do locais desta região mais procurados pelos turistas naturais e ecoturistas.

      © 2009-2017 site: Porto-Seguro-Bahia.com - conteúdo: Sparvati Resort Hotel - Vale Verde, Porto Seguro - Bahia, Brasil - http://www.sparvati.com - Links